Dúvidas

Manual do Aluno FAQ

  • 1- O que é o ensino a distância?
    Ensino a distância é uma modalidade de ensino que permite ao aluno não estar fisicamente presente em um ambiente formal de aprendizagem. Ou seja, aluno e professor não precisam estar juntos em um mesmo local e ao mesmo tempo. Apesar de o termo parecer recente, o ensino a distância começou através de cursos por correspondência, que posteriormente migraram para o rádio e depois TV com os chamados Telecursos. Hoje, a internet também tem servido de suporte para a realização desses cursos, dando origem aos cursos on-line.
    2- Quais são as vantagens do ensino a distância?
    O ensino a distância permite que o aluno estude no horário que lhe for mais adequado. Não há necessidade de deslocamento, custos com alimentação ou estada. Todos esses fatores permitem que o ensino a distância seja uma grande oportunidade para quem não possui tempo de estudar ou até mesmo para quem gostaria de realizar outro curso além daquele que realiza presencialmente.
    3- Dicas para estudar a distância
    • Lembre-se de que você irá estudar sozinho, segundo suas oportunidades, conveniências e ritmo de trabalho;

    • Planeje suas tarefas;

    • Tenha o hábito de fazer anotações e esquemas ao longo da leitura de seu texto;

    • Tente responder os exercícios propostos sem consultar o texto;

    • Leia tudo, incluindo quadros, ilustrações, pois estão no conteúdo com um propósito e não apenas para tornar a página mais atrativa. São informações que talvez não possam ser expressas facilmente através de palavras;

    • Preste atenção às palavras novas cujo significado lhe é vagamente familiar. Não prossiga até ter entendido, pois pode ser que exatamente esta palavra envolva a ideia principal do texto. Em caso de dúvidas, procure um dicionário e adquira o hábito de consultá-lo;

    • A bibliografia no final de cada curso é uma boa indicação para complementar seus estudos. Não deixe de consultá-la.
    4- O que é a onCursos?
    A onCursos é uma empresa especializada em educação a distância. Está sediada em Alfenas, a missão da onCursos é oferecer um ensino de qualidade, proporcionando a população uma nova maneira de estudar.

    A onCursos possui uma equipe que trabalha exclusivamente na elaboração de conteúdos para os cursos e na prestação de serviços aos clientes e parceiros.
    5- Como adquirir um dos cursos on-line da onCursos?
    Além do próprio site da onCursos, existem pontos de venda espalhados por todo país onde os cursos poderão ser encontrados.

    Após a compra em um dos pontos de venda credenciados, você receberá um dos 2 tipos de comprovantes, contendo informações para a realização da matrícula:

    Cartão Passaporte: Nele estão contidos um código de Passaporte. Para realizar a matrícula, você deve acessar o site indicado neste cartão e digitar os dados no campo "Passaporte".

    Termo de adesão: Funciona da mesma forma que o Cartão Passaporte. O termo de adesão possui um código de Passaporte. Com estes dados em mãos, você deve acessar o site indicado no termo e realizar a matrícula no campo "Passaporte".

    Em caso de dúvidas, você poderá entrar em contato com a Central de Atendimento da onCursos.
    6- Como acessar os cursos após a compra?
    Sempre que quiser acessar seu curso, basta você entrar no site em que efetuou sua matrícula e digitar no campo "Área do Aluno" seu e-mail e senha informados na hora do cadastro.
    7- Qual é a metodologia de ensino onCursos?
    Os cursos da onCursos são realizados através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. É nele onde se encontram as telas com o conteúdo do curso e os ícones de acesso às ferramentas de aprendizagem (ferramentas que auxiliam o aluno durante o curso).

    Além da plataforma on-line, a onCursos também disponibiliza todo conteúdo do curso em formato e-book, ou seja, em formato de livro eletrônico. O aluno poderá realizar o download do livro eletrônico na "Área do Aluno".
    8- Como funciona a Área do Aluno?
    A Área do Aluno é o espaço pessoal do aluno. Nela o aluno irá encontrar seus dados, a lista dos cursos que está realizando, todos os pedidos de cursos, e uma área específica para impressão do certificado dos cursos concluídos.

    9- Ferramentas de Aprendizagem.
    10- Conhecendo o AVA - páginas de navegação
    11- Avaliação Final
    Ao final do curso é apresentada a você a avaliação que dará o direito à emissão do certificado. Para que você consiga realizar a avaliação final de seu curso, primeiramente você deverá visualizar todo o conteúdo do curso. Os exercícios realizados nas unidades não são utilizados para a avaliação de seu desempenho e são opcionais. Eles apenas servem como um treino para a avaliação final e, portanto, não influenciam na pontuação adquirida nesta última prova.

    A nota mínima exigida para que você obtenha o certificado de conclusão de curso é 70%, tendo duas chances de refazê-la caso não atinja a pontuação necessária. Após o término da avaliação final, o certificado será disponibilizado automaticamente para impressão.

    Se nas três chances não conseguir alcançar pontuação mínima exigida, entre em contato com nossa Central de Atendimento.
  • 1- Os cursos são reconhecidos?
    Somente os cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes necessitam de reconhecimento. Nossos cursos, no entanto, são livres, de atualização e qualificação.

    Curso livre, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador, conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar, qualificar e atualizar-se para o trabalho. Não há a exigência de escolaridade anterior.

    A onCursos faz parte da ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância). Além disso, possui uma equipe especializada para oferecer cursos online nas mais diversas áreas.
    2- Os cursos possuem certificado?
    Sim. Ao término do curso, atingindo a nota mínima exigida de 70% na Avaliação Final, o aluno terá disponível um certificado digital que deverá ser impresso via internet, você poderá também adquirir seu certificado impresso e recebê-lo em casa, porém para isso será cobrada um taxa.
    3- Quem pode realizar os cursos?
    Os cursos podem ser realizados por todas as pessoas interessadas em expandir seus conhecimentos e que buscam uma melhor colocação e uma maior competitividade no mercado de trabalho.
    4- Como funcionam os cursos?
    Os cursos da onCursos são realizados totalmente on-line, independentemente da localidade e disponibilidade de tempo do aluno. O curso fica disponível on-line durante 30 dias a partir da matrícula, 24h por dia.
    5- Não consigo acessar meu curso, o que devo fazer?
    1º - Certifique-se de que o acesso está sendo realizado através do mesmo site onde foi realizada a matrícula.
    2º - Verifique se seus dados estão sendo digitados corretamente.
    3º - Verifique a forma como foi digitada a senha, se há letras maiúsculas.
    4º - Verifique se a tecla CAPS LOCK está ativada.
    Se o aluno não conseguir efetuar o acesso, deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento.
    6- Esqueci meu e-mail, como devo proceder?
    Se você esqueceu o e-mail com o qual se cadastrou, entre em contato com nossa Central de Atendimento.
    7- Esqueci minha senha, como devo proceder?
    Caso tenha esquecido sua senha, acesse o site onde foi realizada a matrícula, digite seu e-mail no campo de login e clique em ESQUECI MINHA SENHA. Efetuado este procedimento, a senha será enviada para o e-mail com o qual você se cadastrou. Verifique seu e-mail, inclusive os spans.
    8- Quais são as formas de pagamento?
    O pagamento da onCursos é feito pelo PagSeguro.
    PagSeguro é a solução completa para pagamentos online, que garante a segurança de quem compra e de quem vende na web. Quem compra com PagSeguro tem a garantia de produto ou serviço entregue ou seu dinheiro de volta.

    O PagSeguro oferece um rápido, acessível e conveniente serviço de pagamentos online. Faça seus pagamentos com boleto, cartões de crédito e transferências bancárias.
    9- Não consegui finalizar meu pagamento, como devo proceder?
    Primeiramente, certifique-se de que o bloqueador de POP-UP de seu navegador esteja desativado.

    Em seguida, acesse a "Área do Aluno" com seu e-mail e senha. Clique na ferramenta "Meus pedidos" e faça o reprocessamento do pagamento. Caso persista o problema, entre em contato com nossa Central de Atendimento.

    10- Como faço para imprimir uma segunda via do boleto?
    Os processos de reemissão de boleto ou qualquer outra forma de pagamento devem ser feitos pelo PagSeguro. Acesse sua conta PagSeguro e siga as instruções.
    11- Meu curso travou e não consigo realizar a Avaliação Final.
    Isto ocorreu porque provavelmente você "pulou" alguma tela ou então o curso foi atualizado pela onCursos enquanto você o realizava. Algum slide do curso não foi visualizado, por este motivo a Avaliação Final não está disponível. Por gentileza, acesse sua "Área do Aluno" com e-mail e senha. Localize o curso desejado e, em seguida, clique em "Detalhes sobre o andamento do curso" para identificar o slide pendente. Desta forma o curso atingirá 100%, permitindo você realizar a Avaliação Final e emitir seu certificado.
    12- Não tenho impressora, como imprimir meu certificado?
    Após a conclusão do curso, o certificado ficará disponível na "Área do Aluno" para impressão por tempo indeterminado. Caso não disponha de impressora, você poderá também adquirir seu certificado impresso e recebê-lo em casa, porém, para isso será cobrada um taxa. Se mesmo assim você não conseguir imprimir seu certificado, entre em contato com nossa Central de Atendimento.
    13- Quais os requisitos básicos necessários em meu computador para a realização do curso?
    Configuração mínima: Internet 7.0 ou Mozila Firefox; Adobe Reader 7 ou superior; Flash Player 7 ou superior; Banda 128 kbps (mínima); Processador Pentium III (mínimo750MHz); Memória 256Mb e Java Script habilitado

    O aluno deverá desativar o bloqueador de POP-UP de seu navegador, para que o sistema possa concluir com sucesso a operação de compra.
    14- Qual o prazo para realização do curso?
    A partir da data de matrícula o aluno possui 30 dias para conclusão do curso.

    Obs.: Se o prazo de 30 dias não for suficiente, o aluno deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento.
    15- Como imprimir o material de apoio do curso?
    Todo material fornecido para posteriores consultas, ficará disponível para impressão e download na ferramenta BIBLIOTECA durante o prazo de acesso ao curso. Após a conclusão do curso, não será mais possível realizar o download.
    16- Tenho interesse em ser um autor da onCursos, como devo proceder?
    Se você possui conhecimentos em uma determinada área e deseja ser um dos autores da onCursos, entre em contato com nossa Central de Atendimento, para maiores informações. Ressaltamos a importância de você ter comprovadamente experiência e/ou estar gabaritado na área que deseja lecionar.


Caso nenhum dos itens acima tenha esclarecido sua dúvida, por favor entre em contato com nossa Central de Atendimento.